Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

CANIL RECANTO DAS ARARAS



Total de visitas: 2826
BRACO ALEMÃO UM POUCO SOBRE



História da raça

O Braco Alemão, também conhecido como Pointer Alemão ou Kurzhaar, foi desenvolvido na Alemanha, no século XVII, para que fosse um cão capaz de atuar em diversos tipos de caçadas, e que ao mesmo tempo fosse rápido e um hábil apontador. A teoria mais aceita para a "receita" que os criadores usaram para chegar ao cão esperado, é de que os Bracos tenham sido originados a partir dos antigos pointers espanhóis, Foxhound – de quem herdou a velocidade – e Bloodhound, cuja herança foi o faro invejável.

Extremamente hábil na caça de patos, gansos e faisões, pode ser usado também na caça a animais de pelo e atua bem tanto na terra quanto na água. É um cão que foi desenvolvido para caçar perto do dono de quem espera os sinais para "levantar" a presa e trazê-la intacta. Foram estas as características (tamanho e grande versatilidade na caça) que fizeram com que o Braco Alemão rapidamente ganhasse um grande número de adeptos em toda a Europa e a partir da década de 20, também nos EUA. No Brasil, em função das restrições à caça, o Braco Alemão é uma raça pouco conhecida.

Temperamento

O Braco Alemão é um cão extremamente afetuoso e inteligente, características que fizeram com que ele se destacasse também como cão de companhia. Por sua natureza sempre alerta, é um cão de alarme bastante eficiente, apesar disso não se caracteriza como cão de guarda.


Penélope do Balaco Braco e ninhada

Ativos e alegres, os Bracos são cães muito apegados aos seus donos e por isso não se adaptam a longos períodos de solidão. Em contrapartida, essa mesma energia e vitalidade faz com que sejam capazes de acompanhar seus donos em praticamente qualquer a atividades que lhe sejam propostas, com a mesma energia. Normalmente convivem muito bem com outros cães, mas o convívio com outros animais como gatos, roedores e pássaros deve ser feito sempre sob supervisão, uma vez que o instinto caçador dos Bracos é bastante aguçado.
Os filhotes são praticamente incansáveis e adoram brincadeiras. Justamente por terem grande energia, podem vir a ser "arteiros" e por isso precisam desde cedo que o dono imponha limites claros. O adestramento de obediência é recomendado para os filhotes desde a mais tenra idade como forma de estabelecer uma relação ainda mais próxima e saudável entre o dono e o cão. Quanto mais envolvido o proprietário estiver no processo de edeação do cão, mais gratificante e rápido será o resultado final. Por sua velocidade e agilidade, participam com facilidade de atividades como o agility.

Características

Pagu do Balaco Braco




Sua pelagem curta exige poucos cuidados, sendo necessária apenas uma escovação semanal para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos. Segundo o padrão da raça, o Braco pode ter as cores fígado ou preto, podendo ser sólidos ou ruão. Os bracos, fígado-ruão ou preto-ruão, assim como os dálmatas, nascem brancos e a partir da segunda semana de vida vão aparecendo as marcações características. As áreas marcadas desde o nascimento ficarão "sólidas" no cão adulto.


Os Bracos são cães de caça por excelência. Seu faro privilegiado fez que ele seja atualmente utilizado, inclusive, na busca de drogas em aeroportos em diversos países. São cães rústicos, que apresentam poucos problemas de saúde. No entanto, alguns exemplares, especialmente aqueles que não tem um alto nível de atividade, podem apresentar tendência para a obesosidade. Devem ser cães elegantes e aristocráticos, como recomenda o próprio padrão oficial da raça e ao mesmo tempo possuir uma estrutura física capaz de suportar o ritmo das caçadas nos mais diversos ambientes e condições climáticas. A altura na cernelha, para os machos é de 62 a 66 cm e para as fêmeas de 58 a 63 cm, segundo o padrão oficial FCI.

Agradecimentos:
Canil do Balaco Braco
www.bracoalemao.com.br
Texto: Mariana Saliola


Vida de cão...
www.vidadecao.com.br